Ana Perez

Ana Perez Psicóloga - CRP 06/117766 e Membro filiado do Instituto de Psicanálise “Durval Marcondes” da SBPSP

Ana Perez Psicóloga – Um pouco sobre a minha história

A minha primeira formação é Administração de Empresas com ênfase em Comércio Exterior, na época acreditava que a carreira de Comércio Exterior abriria portas para conhecer e lidar com outras culturas. Iniciei minha carreira em um Banco no Departamento de Câmbio, onde permaneci por cinco anos. No entanto, o desejo de me relacionar com culturas diferentes por meio do Comércio Internacional não se concretizou durante esta experiência profissional, já que a maioria das atividades estavam restritas às burocracias do mercado de câmbio daquela época.

Em 1997, tive a oportunidade de participar de um processo seletivo e entrei para uma grande companhia multinacional, líder global na fabricação de alumínio. Nesta companhia tive a oportunidade de fazer viagens internacionais e de me relacionar com pessoas de várias partes do mundo. Mas, para a minha surpresa, ao ser promovida a um cargo de liderança, pude reconhecer que o meu maior interesse era a gestão de pessoas, identificar as potencialidades de cada membro da equipe, implementar planos de desenvolvimento pessoal e motivá-los a alcançar suas metas eram as minhas grandes motivações.

Foi durante esta experiência profissional - que durou oito anos -, que tive a oportunidade de cursar o MBA em Comércio Internacional pela FIA/USP e cujo ápice foi uma extensão de dois meses na Ecole Supérieure des Affaires - Université Pierre Mendes Fance, Grenoble, França. Este curso, como um todo, foi um grande despertar para o conhecimento acadêmico. Lembro do prazer de estar sentada na sala de aula, ouvindo professores discorrerem a respeito de suas especialidades e da excitação que todo este conhecimento produzia em mim. Sentimentos que me acompanham desde então.

Após quinze anos de atividade profissional dedicados à área corporativa, eu pretendia lidar mais com pessoas e menos com processos sem vislumbrar um caminho na área que pudesse ser profissionalmente desafiador e pessoalmente realizador e já tendo iniciado um processo de psicoterapia psicanalítica individual consegui elaborar um plano de transição de carreira.

Foi neste período, por meio do meu processo terapêutico, que tive a oportunidade de me aproximar do dinamismo psíquico e me surpreender com a intensidade da vida emocional interna. Motivada por estas descobertas, decidi fazer uma segunda graduação em Psicologia, com o anseio de unir uma profissão cujo objetivo primo é o de ajudar pessoas, com um contínuo aprender.

Iniciei a faculdade, e, durante cinco anos, a minha dedicação foi integral à Psicologia. As aulas e os professores de psicanálise eram os que mais chamavam a minha atenção, tanto que grupos de estudo e cursos extracurriculares que realizei durante este período sempre foram em psicanálise.

Ao concluir a graduação, iniciei atendimentos de psicoterapia psicanalítica em meu consultório particular. Minha escolha para uma especialização foi o curso de aprimoramento em Psicologia Psicanalítica de Adultos e Infantil. O curso era focado na prática clínica e consistia em atendimentos aos pacientes da Clínica Ana Maria Poppovic, além de supervisões com Psicanalistas da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo.

Mas o grande desafio veio quando decidi fazer a Formação em Psicanálise no Instituto Durval Marcondes, fundado em 1958, da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP), que existe desde 1927, tendo sido a primeira sociedade brasileira a ser reconhecida pela IPA International Psychoanalytical Association. A IPA foi fundada por Freud em 1910 e tem como objetivo garantir a vigência e o desenvolvimento permanente da Psicanálise como ciência, como tratamento e como profissão. Esta escolha implica em uma formação continuada, atualizada e comprometida com a Psicanálise.
 
Ana Perez Psicóloga

Ana Perez Psicóloga

Consultório Ana Perez Psicóloga Pinheiros

Detalhe do consultório Ana Perez Psicóloga

Poltrona consultório Ana Perez Psicóloga

Espaço consultório pinheiros Ana Perez Psicóloga